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O poder da estratégia pós-venda.

Como já vimos nos posts 5 características de uma boa cafeteria e 7 dicas para aumentar vendas em cafeterias, o cuidado com o ambiente e com o produto oferecido é essencial para satisfazer os seus clientes, aumentar suas vendas e tornar o seu estabelecimento conhecido, independentemente do segmento no qual você atua. Mas o processo de pós venda, relacionamento e fidelização dos seus clientes não acaba aí.

Como funciona o pós-venda

Assim como o próprio nome diz, é realizado após a experiência da venda. Este contato, importante tanto se seus clientes são pessoas físicas quanto se são pessoas jurídicas, é feito com o intuito de coletar informações do cliente sobre sua experiência com a marca e o produto/serviço oferecido pela sua empresa. Observe a percepção do cliente em relação ao atendimento, qualidade, informações fornecidas pelo funcionário e até o preço. São pontos cruciais.

Além disso, no pós-venda, é preciso levar em conta que muitas vezes o cliente pode sentir-se desconfortável em fazer uma crítica e não toma a iniciativa. Estimule-o a dar feedbacks sinceros, demostre o quanto suas percepções são importantes e deixe claro que o seu intuito é melhorar os produtos e serviços que você oferece.

Nossas dicas de pós-venda

Faça pesquisas de satisfação


Primeiramente: A pesquisa de satisfação é uma das formas mais comuns de se obter a visão de um cliente. Peça feedback após o consumo. Envie por e-mail ou em canais como site e Facebook. Opiniões valiosas ajudam a aprimorar nossos produtos e serviços. Uma plataforma interessante para criar sua pesquisa é o Formulários Google, que facilita a tabulação e análise de resultados. Nesta pesquisa, questione o seu cliente sobre sua experiência com a marca, se atendeu as suas expectativas e de que forma pode ser melhorada. Estes são dados preciosos e devem ser usados de forma inteligente para o desenvolvimento de estratégias – e nunca como arquivo em uma gaveta qualquer.

Esteja disponível para atender o seu cliente através de mídias sociais


Facebook e Twitter são canais essenciais de comunicação nas mídias sociais. Mantenha-se conectado e atualizado por meio dessas plataformas populares. Pois isso, se sua marca está presente em alguma destas mídias, é importante que você esteja sempre atento para a forma como o seu cliente está interagindo com elas. Não os deixe no “vácuo” quando surgirem reclamações, questionamentos, sugestões ou mesmo elogios. Busque dar retorno a essas interações e demonstre o quanto esta interação é importante para o seu empreendimento. Empatia e diálogo são palavras-chave!

Estenda o relacionamento com o seu cliente e com os seus parceiros para além do seu produto principal


Se você fornece produtos para empresas parceiras, por que não produzir um blog com conteúdo que capacite e, ao mesmo tempo, traga novas ideias e curiosidades para estes clientes? Se você está lendo este post, sabe do que estamos falando. Esta é uma forma de estreitar relações e compartilhar o capital intelectual que você adquire no dia a dia da sua empresa e que pode ajudar os seus parceiros a crescerem. O mesmo funciona como estratégia para os seus clientes finais, que verão a sua empresa como uma referência na área que atua, o que gera credibilidade e demostra envolvimento. Saiba mais sobre produção de conteúdo neste link da Resultados Digitais.

O cafezinho com o cliente


Clichê? De forma alguma! O café também é um ótimo aliado durante e após a venda, pois torna a conversa com o cliente mais próxima e amigável. Aproveite este momento de descontração e peça opiniões sobre seu produto ou serviço e sugestões sobre como melhorá-los.

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