fbpx Skip to content

Faz mal beber café todos os dias?

faz-mal-beber-cafe-todos-os-dias

Se você tem o hábito de beber café todos os dias, certamente já ouviu alguém falar ou já se preocupou sobre os impactos deste hábito para a sua saúde. Não é à toa: o café é uma dessas coisas que recorrentemente faz parte dos noticiários como algo benéfico ou prejudicial para a saúde, sem que efetivamente saibamos seu impacto no corpo.

A boa notícia, é que já há consenso sobre os efeitos do café no corpo, e é fácil aproveitar o seu potencial positivo. Basta utilizar a moderação!

No artigo de hoje, você vai descobrir se faz mal beber café todos os dias, quais as doses recomendadas, seus impactos no organismo e alguns mecanismos para reduzir o consumo de cafeína, se você considera que a bebe demais. Confira!

Café todos os dias faz mal?

Essa é uma questão que exige um pouco de contexto. Para uma pessoa saudável, beber café todos os dias em quantidades moderadas não faz mal. Pelo contrário: uma dose adequada tem impactos positivos no humor, na disposição e no metabolismo.

Mas atenção para casos específicos de saúde: pessoas com gastrite, transtornos de ansiedade ativados por estimulantes e outras condições podem, sim, sofrer um efeito negativo com um café. Neste caso, é importante ter o acompanhamento correto para indicar se a bebida poderá ser consumida ou não.

Quanto café é considerado seguro?

De forma geral, porém, a regra é que doses moderadas são seguras. O problema não é o consumo diário do café, e sim seu exagero!

A quantidade segura para ser consumida varia de acordo com a fonte, mas o Ministério da Saúde do Brasil aponta que até três xícaras é uma dosagem diária que permite aproveitar os benefícios da bebida ao máximo.

Isso significa que o café não vai impactar meu sono?

Há uma diferença entre dizer que beber café todos os dias não faz mal e dizer que isso não causa nenhum impacto no seu corpo. O café possui cafeína, que é um estimulante. Consequentemente, seu consumo próximo ao horário de dormir inevitavelmente impactará o seu sono. Em casos mais graves, qualquer consumo ao longo do dia poderá ter este efeito sobre o sono.

O mesmo pode ser dito sobre a ação da substância estimulante sobre questões relacionadas à ansiedade!

Dicas para reduzir seu consumo de cafeína sem abrir mão do café

Se você ainda acha que sua dosagem de café diária está um pouco alta, seguem algumas dicas para reduzir a quantidade de cafeína:

Cuidado com métodos de longo tempo de contato com a água

A prensa francesa, por exemplo, é deliciosa e esteticamente incrível. Mas o tempo de exposição do café à água pode ser um problema aos mais sensíveis à cafeína. Isso também vale para o cold brew.

Evitar métodos de longa exposição protege você de altos consumos de cafeína.

Considere os descafeinados

Descafeinados quase nunca são 100% livres da cafeína, mas ajudam muito na redução do consumo da substância! Esse é o jeito mais fácil de evitar exageros, principalmente se você não abre mão do cafezinho, mas tem sensibilidade grande a seus efeitos! 

Recommended Posts