fbpx Skip to content

O calor chegou? Aposte nos cafés gelados!

o-calor-chegou-aposte-nos-cafes-gelados

A chegada do calor pode assustar muitos estabelecimentos que precisam do café para ter uma boa rentabilidade, bem como os apaixonados por um bom café fumegante! Mas a verdade é que, apesar de associarmos a bebida a uma xícara ou caneca quente, há muitas opções de cafés gelados que são absolutamente deliciosos, e permitem manter o consumo sem derrubar uma única gota de suor a mais.

Para ajudar você nessa transição, trouxemos alguns dos tipos de cafés gelados mais deliciosos e mais procurados atualmente. Esperamos que dê tempo de experimentar todos e, quem sabe, incluir alguns deles no seu cardápio, se você tem uma cafeteria sem opções de cafés gelados! Confira:

Café é só para tempos frios?

Culturalmente, no Brasil, temos o hábito de consumir o café quase sempre quente, recém passado ou extraído. E verdade seja dita: o fazemos assim porque é uma verdadeira delícia!

Mas também existe uma enorme variedade de opções e receitas incríveis para serem consumidas geladas: desde opções que substituem o café revigorante do dia a dia, até verdadeiras sobremesas deliciosas, capazes de ocupar uma posição de destaque entre as opções favoritas com café!

É o que vamos compartilhar com você por aqui! Confira:

Cold Brew

O Cold Brew é uma técnica de extração que vem ganhando destaque no Brasil. Na versão tradicional, coloca-se o café em infusão na água fria por 8 a 12 horas. Depois, coa-se a borra e pode-se beber imediatamente ou armazenar na geladeira.

Trata-se de uma versão bastante potente do café, e há uma série de variações de maneiras para beber. Algumas pessoas até mesmo diluem a bebida, por considerá-la bastante forte. Para os apaixonados, certamente vale experimentar ao menos uma vez!

Iced Coffee

O Iced Coffe provavelmente é a primeira receita que vem à mente de qualquer pessoa quando o assunto é sobre cafés gelados, não é? O próprio nome sugere praticamente todo o processo: trata-se de café com gelo!

Para fazer, basta coar o café, servir, deixar esfriar e servir com cubos de gelo. Pode-se adoçar ou não, de acordo com o gosto. Além de ser uma opção refrescante para consumir o café, ele serve de base para várias outras receitas mais elaboradas.

Milkshake de Café

Enfim, entramos nas sobremesas! Para muitos, o milk-shake de café traz o equilíbrio perfeito entre os cafés gelados: o doce do sorvete e o amargor do café se juntam em uma harmonia que faz a versão ficar muito mais deliciosa.

Nas receitas tradicionais, um xícara de café, uma xícara de leite, 3 bolas de sorvete de creme e calda de chocolate são batidos no liquidificador e servidos em um copo alto, complementado com mais calda e, até mesmo, uma porção de chantilly, para ninguém botar defeito!

Frappé

O Frappé, ou Frapê, é uma espécie de raspadinha de café levada a uma textura espumosa. Mistura-se café solúvel e gelo, batendo-os em um mixer até adquirir uma textura super leve, como se fosse um delicioso sorvete de café servido em uma taça alta.

O bônus: espresso com um bom sorvete

A gente sabe que esse é um artigo sobre cafés gelados… Mas se essa não é a sua praia, temos uma dica bônus que alia refrescância a uma formato mais tradicional. É o bom e velho espresso servido ao lado de um sorvete delicioso. Geralmente, creme ou baunilha são as combinações mais utilizadas, pois harmonizam perfeitamente com um bom espresso!

Recommended Posts