fbpx Skip to content

Boa experiência faz diferença no faturamento?

boa-experiencia-faz-diferenca-no-faturamento

Você já deve ter até cansado de ler aqui no nosso blog o quanto uma boa experiência é essencial para que o cliente goste de uma xícara de café, não é mesmo? Mas se alguma vez você já se perguntou se a boa experiência faz diferença no faturamento, essa é a hora de entender como ela é essencial.

Separamos estudos que falam sobre o impacto da experiência no faturamento e, até mesmo, no crescimento de longo prazo de um negócio, para comprovar o tanto de atenção que você deveria estar dando para este aspecto do seu atendimento!

Vamos aos números?

O que dizem os estudos?

Um estudo de 2004 publicado na Harvard Business Review por Peter K. buscava mensurar a diferença nos níveis de faturamento provocados por clientes que tiveram uma boa experiência em relação aos que não a tiveram. A conclusão foi de que clientes com boas experiências geraram uma média próxima a 140% a mais de receita! Isso significa que se o seu cliente desinteressado consome, em média, 100 reais, o altamente satisfeito consumirá uma média de 240!

E não é apenas na compra individual que a experiência de qualidade gera impactos. Um estudo de 2016 desenvolvido por Forrester aponta que experiências com altas taxas de satisfação crescem até 14% mais rápido do que a média das empresas, o que gera um impacto poderoso quando considerado ao longo do tempo.

Como gerar uma boa experiência com café?

Agora que você já entende que uma boa experiência com café é essencial, chegou a hora de compartilhar algumas dicas para garantir que você chegue lá com muito mais facilidade:

Bebida de qualidade

Certos objetivos não possuem um segredo mágico para serem alcançados. Gerar uma boa experiência com café envolve, em grande medida, oferecer um bom café. Obviamente, isso acontece dentro do campo das possibilidades da faixa de preço, do gosto do seu público e do tipo de serviço oferecido.

Não apenas bons grãos e equipamentos fazem a diferença em uma bebida de qualidade, mas a capacidade técnica de fazer uma extração boa daqueles insumos é muito importante para gerar o melhor resultado possível.

Atendimento de excelência

Pode parecer um detalhe simples, mas saber exatamente o que você está consumindo faz muita diferença. Isso se comprova até mesmo em competições de baristas pelo mundo, nas quais especialistas buscam dar cada vez mais atenção às explicações e interações com os jurados.

Explicar sobre o grão, o método de extração, os aromas esperados e coisas do tipo faz bastante diferença para a bebida final.

Ambiente do consumo

O local também é um aspecto de impacto em uma boa experiência com café. Isso envolve a arquitetura, a decoração, o tipo de som ambiente (bem como sua intensidade) e, até mesmo, a iluminação que incide sobre cada lugar. Queremos estar confortáveis em uma boa experiência, certo?

Apresentação

Por fim, mas não menos importante, a apresentação da bebida é essencial. Xícaras e taças diferentes valorizam diferentes aspectos de um preparo. Utilizar esses diferenciais de maneira inteligente faz toda a diferença! Além disso, é fácil limpar pequenos respingos, e o impacto positivo deste cuidado faz toda a diferença!

Recommended Posts