fbpx Skip to content

Qual a diferença que o coffee break pode fazer no dia de um colaborador?

qual-a-diferenca-que-o-coffee-break-pode-fazer-no-dia-de-um-colaborador

Um bom coffee break nunca é uma má ideia. Na realidade de uma empresa, ele pode transformar o momento do cafezinho em um momento memorável, com interação, troca de experiência e, claro, uma ou outra delícia sendo aproveitada para reduzir os níveis de estresse e ansiedade que muita gente acumula ao longo de um dia de trabalho.

Para a empresa que promove o coffee break, também há muitas vantagens. Trata-se de um investimento quase simbólico, mas que é capaz de gerar vários benefícios para a equipe, seja em relação ao humor, à produtividade ou ao desenvolvimento de uma cultura dentro da empresa.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre a diferença que o coffee break pode fazer no dia de um colaborador. Confira algumas dessas vantagens:

Momento de pausa e interação

Sem dúvidas, o maior impacto que um coffee break pode trazer para o dia de um colaborador é, sem surpresas, seu propósito original: aquela pausa para retomar as energias e interagir um pouco. O próprio nome em inglês sugere que essa é a função da “pausa para o café”. E o melhor de tudo: essa é uma atividade orgânica, sem precisar de dinâmicas preparadas ou estímulos desconfortáveis!

Isso é especialmente importante quando o coffee break permite integrar pessoas de diferentes setores, que raramente teriam a oportunidade de trocar experiências em uma outra situação de trabalho. Essa integração é valiosa para empresas que valorizam uma cultura de pertencimento, de interagir e de saber quem acessar em cada situação.

Redução de estresse e aumento produtividade

São vários os estudos que mostram que a redução de estresse que uma pausa proporciona é mais do que suficiente para compensar, em produtividade, o período de pausa para o café de um colaborador. Essa sensação de bem-estar faz com que as equipes sejam mais eficientes, além de melhorar a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, reduzindo a rotatividade e seus consequentes custos em treinamento.

Chance de atualizar pessoas sobre notícias e novidades

O coffee break é um local de acolhimento da empresa para seus colaboradores – e a via inversa também tende a ser verdadeira. Isso significa que aquele bom ambiente pode ser aproveitado para compartilhar as novidades, sem precisar dividir a atenção dos colaboradores com um e-mail, uma ligação ou um relatório sendo produzido.

Criação de uma cultura de eventos

Muitas empresas sofrem com a dificuldade de levar seus funcionários à participação de eventos como treinamentos, palestras e ocasiões em que a presença não é obrigatória. Mesmo quando esses eventos são em benefício do desenvolvimento pessoal, empresas sem uma cultura de engajamento em atividades podem ter dificuldade de atrair sua equipe.

Um coffee break não apenas faz diferença no dia de um colaborador: ele inicia uma cultura de participação que pode ser ampliada para outros cenários. Assim, você pode começar de uma simples lanche no meio do expediente e acabar no envolvimento massivo da equipe em treinamentos, discussões e reuniões facultativas.

Recommended Posts