6 Dicas para vender mais café

Com bastante frequência, nossa equipe consultiva recebe contatos pedindo dicas para vender mais café em cafeterias, lanchonetes e conveniências. Afinal, se você já tem um negócio neste segmento, deve saber o quanto a venda de café é crucial para a receita final. Por outro lado, se ainda não está ciente dessa importância, agora é o momento ideal para começar a colocar essas dicas em prática!

Pensando nisso, selecionamos alguns dos conselhos mais recorrentes da nossa equipe para ajudá-lo a estruturar sua estratégia de vendas. Com isso, você poderá começar a pensar em maneiras práticas e eficazes de obter mais resultados no seu negócio. Confira e inspire-se!

Posicione sua máquina em um local visível


Essa é a mais comum entre as dicas para vender mais café, mas é tão importante que não
pode ficar de fora. Ela é tão eficiente quanto simples: o desejo de beber café pode ser
provocado simplesmente por ver a máquina na sua frente, bem como outras pessoas
consumindo. Coloque sua máquina em posição de destaque e observe as melhorias nos
resultados!

Crie combinações de produtos atrativas


Outra boa lição entre as dicas para vender mais café é ter combinações de preços com dois ou
mais produtos em um pacote que inclui café. Um exemplo clássico é o famoso “um café mais
um chocolate por cinco reais”. Isso não apenas eleva o consumo dos dois produtos, como
aumenta o ticket médio das compras no seu negócio.

Informe as opções disponíveis


Um erro comum de quem está com poucos resultados em vendas de café é simplesmente não
informar o suficiente as opções disponíveis em sua máquina. As pessoas precisam saber o que
podem consumir para desenvolverem a vontade deste consumo!

Adeque o preço ao seu público alvo


O preço também impacta muito em seus resultados. Entender qual é o perfil dos seus clientes
é essencial para oferecer a combinação perfeita entre qualidade e preço competitivo para
entregar o melhor custo benefício possível. Lembre-se: preços adequados geram vendas.
Preços equivocados excluem públicos!

Tenha eficiência nos horários de pico


Muitas cafeterias apresentam um enorme percentual de suas vendas concentrado em um ou dois horários de pico. Por exemplo, é comum imaginar uma lanchonete em uma universidade, onde quase todo o volume de vendas ocorre nos intervalos das aulas, enquanto os demais períodos apresentam um movimento bem menor. Essa dinâmica, no entanto, exige atenção especial para otimizar o atendimento.

Se o seu caso for semelhante, é fundamental garantir que todos os clientes sejam atendidos dentro do curto intervalo de tempo do horário de pico. Afinal, não conseguir atender significa perdas diretas nas vendas, enquanto atrasos no serviço podem levar à desistência. Para evitar esses problemas e aumentar a eficiência, máquinas automáticas que servem doses de café rapidamente são uma solução prática e econômica. Dessa forma, você pode atender mais clientes sem a necessidade de ampliar seus custos com pessoal.

Ofereça qualidade para conquistar fidelidade


Essa frase é um clichê, mas ainda assim é absolutamente verdadeira. Afinal, a venda de uma única dose de café para um cliente pode parecer irrelevante quando olhamos para o faturamento mensal. No entanto, é importante lembrar que, se essa mesma pessoa retornar frequentemente, e se você conseguir manter uma relação de constância com vários clientes, o impacto nos rendimentos será extremamente significativo. Dessa forma, investir na qualidade do café e do atendimento torna-se indispensável para o sucesso do negócio!

Agora, queremos saber: e você, já coloca alguma dessas dicas em prática para vender mais café? Aproveite e compartilhe conosco nos comentários as estratégias que você já utiliza e que trouxeram resultados positivos para o seu negócio. Estamos ansiosos para ouvir suas experiências!

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