fbpx Skip to content

Como o café é consumido ao redor do mundo?

como-o-cafe-e-consumido-ao-redor-do-mundo

Já parou para pensar que, além das diversas maneiras como servimos café no Brasil, há toda uma série de variações na forma como o café é consumido ao redor do mundo. Algumas delas já fazem parte da nossa rotina. Outras tantas, são bem exóticas em comparação aos nossos métodos mais comuns!

No artigo de hoje, separamos algumas dessas maneiras curiosas de se preparar café pelo globo, em suas diferentes formas e culturas. Confira!

Kaffeost, na Finlândia

Nossa lista de formas como o café é consumido ao redor do mundo começa por uma opção bastante diferente daquilo que estamos acostumados. O Kaffeost é servido com café quente sobre coalhos de queijo na Finlândia, dando uma reforçada calórica para enfrentar os dias frios deste país nórdico.

Café turco, na Turquia

O café turco pode não ser tão incomum quanto o finlandês, mas tem um detalhe de preparo diferente da versão tradicional do Brasil. Os grãos são moídos bem finos e o pó é coberto de água em seu utensílio de preparo. A grande diferença é que não há método de filtragem: coloca-se o café, a água e se espera que o café “assente” no fundo. É normal que haja um pouco de borra no fundo da sua xícara ao final da dose!

Yuanyang, na Malásia

A Malásia misturou duas bebidas clássicas para formar seu próprio café nacional. De um lado, três partes de café preto. Do outro, sete partes do chá local, que mistura chá preto e leite. Essa mistura pode ser bebida quente ou fria, a depender do gosto e da temperatura local.

Cà phê đá, no Vietnã

O Vietnã é conhecido por sua culinária bastante diferenciada em relação aos costumes brasileiros. E todos que visitam o país acabam conhecendo uma espécie de Iced Coffee local, repleto de extremos em seu sabor. Na lista de como o café é consumido ao redor do mundo, esse provavelmente é o mais próximo de uma sobremesa:

A bebida é com um grão de café torrado escuro, moído grosso, que é extraído filtrado, diretamente sobre um copo de leite condensado com gelo. Essa mescla entre o doce e o amargor geram uma opção cheia de energia para os dias quentes e úmidos do Vietnã.

Café de Olla, no México

O Café de Olla não é o método mais tradicional do país, mas certamente merece destaque entre as maneiras como o café é consumido ao redor do mundo. O café é cozido com um pau de canela e açúcar não-refinado local. Parte da receita é ser, ainda, servido em uma caneca de barro tradicional.

Café Touba, no Senegal

O último em nossa lista de como o café é consumido ao redor do mundo é o café Touba, que está na categoria de cafés com especiarias, mas tem características bem especiais: pimentas e até mesmo alho fazem parte das especiarias que são adicionadas aos grãos de café e torradas junto com eles. Então, os grãos e especiarias são moídos como uma única coisa, sendo extraídos sob um método de filtragem comum.

E você, já provou algum outro método inusitado de extração de café em algum local do mundo? Conte para a gente aqui nos comentários!

Recommended Posts