fbpx Skip to content

Café e dicas de Home Office: a combinação perfeita

cafe_e_dicas_de_home_office

Em tempos de prevenção, a temática de Home Office ficou em alta, levando várias pessoas a trabalharem nessa modalidade. Embora pareça uma mudança fácil, é comum que o Home Office possa gerar algumas dificuldades de adaptação.

Aqui na Baristo, muitos de nós já estamos sob esse regime, e achamos interessante compartilhar algumas das dicas que aprendemos neste período. Elas se dividem entre a criação de uma rotina, de um ambiente e cuidados com a produtividade no ambiente home office.

Isso tudo, é claro, sem esquecermos da nossa paixão principal: um bom café! Confira o conteúdo:

Criando rotina: manter o despertador

Mesmo sem trânsito para pegar, mudar o horário do despertador para alguns minutos mais tarde pode não ser uma boa ideia. Isso gera um impacto significativo na manutenção da rotina e, muitas vezes, nem mesmo causa a sensação de maior descanso.

Frente a mudanças, manter a rotina é importante para continuar produzindo e para evitar o desconforto da estranheza.

Criando rotina: o horário do café

Como respiramos café aqui na Baristo, é claro que essa é parte importante de nossa rotina. E essa é uma dica boa que aprendemos ao longo do tempo: se você costuma tomar café logo ao iniciar o expediente, mantenha esse horário. Se costuma tomar no meio da manhã, mantenha esse horário!

Mesmo no home office, onde o acesso é mais fácil e prático, manter o horário do café gera um conforto de familiaridade, de manter compromissos rotineiros da sua rotina de trabalho. Manter isso auxilia na adaptação.

Criando rotina: vestir-se para o trabalho

Mesmo que você não tenha videoconferências do trabalho, nem intenções de sair de casa, uma boa dica é vestir-se como você normalmente se vestiria para ir trabalhar. Isso gera uma barreira importante entre o “estar em casa de pijama” e “estar trabalhando, mas dentro de casa”. 

Vestir-se para o trabalho é uma espécie de ritual de preparação, e você prepara seu corpo ao manter essa atividade.

Criando o ambiente: um local de trabalho

Não trabalhe no sofá ou na cama. Tente gerar um local de trabalho específico, que deixe claro para você que se trata de uma situação diferente de estar em casa a descanso. É claro que isso não precisa ser uma peça específica de sua casa, mas não pode ser em meio às coisas que associam você ao seu lar. Prepare uma mesa para o trabalho e fique nela durante o período de home office.

Criando o ambiente: ajustando suas coisas ao trabalho

Não deixe suas coisas espalhadas pela casa. No trabalho, você provavelmente não percorre lugares diferentes para pegar suas coisas rotineiras, e no home office também não deve ser assim. Evite transformar toda a sua casa em um ambiente de trabalho: mantenha as coisas que você precisa por perto!

Criando o ambiente: conversando com as pessoas ao seu redor

Se você mora com mais alguém, é importante deixar bem claras as regras. Estar em home office não significa estar à disposição simplesmente por estar por perto. Você está no trabalho, e não deve ter seu horário interrompido por afazeres domésticos ou assuntos que não digam respeito à atividade.

É claro que não precisa fazer de conta que as outras pessoas não existem, mas é importante que elas compreendam e evitem interrupções desnecessárias. Uma conversa clara antes do expediente deve resolver o problema!

Mantendo a produtividade: contato com colegas

Um impacto inevitável do home office em sua rotina é a redução de contato entre você e colegas de trabalho. Muitas vezes, são esses contatos que dão continuidade às tarefas e a sensação de familiaridade com o ambiente de trabalho.

Marquem conferências de áudio ou vídeo em vez de enviarem um e-mail, vez ou outra. Isso permite associar aquele momento às pessoas do trabalho, e ajuda você a se manter na rotina.

Mantendo a produtividade: compartilhando dicas de Home Office

Outra dica importante é entender que você é uma entre muitas pessoas que estão aprendendo a conviver com o home office. Assim como você aprende coisas novas todos os dias, as outras pessoas também.

Troque experiências, compartilhe dicas e aprenda junto com os outros. Isso ajudará você a desenvolver essa capacidade de adaptação mais rapidamente, e pode fazer toda a diferença na rotina de alguém que está tendo dificuldades para se acostumar!

E você, tem dicas de home office para compartilhar conosco?

Recommended Posts