fbpx Skip to content

O que é o World Barista Championship e o que aprender com ele?

o-que-e-o-world-barista-championship-e-o-que-aprender-com-ele

Os campeonatos mundiais estão longe de ser uma novidade no mundo dos esportes. Da Copa do Mundo de Futebol a qualquer outra modalidade, os mundiais são uma reunião dos principais atletas em um único lugar, geralmente oferecendo o que há de melhor na categoria. O World Barista Championship é a versão destes eventos no mundo dos cafés e dos baristas!

É claro que ser barista é uma profissão, não um esporte. Mas essa atividade repleta de habilidades e técnicas envolvidas tornou-se uma febre entre apreciadores de café e ganhou uma modalidade competitiva anual que reúne os principais nomes do planeta.

No ano de publicação deste artigo, 2022, o WBC acontecerá entre 27 e 30 de setembro, nas modalidades que explicaremos ao longo do texto. Confira o artigo rápido para saber mais sobre esta competição global!

O que é o World Barista Championship?

Como mencionamos nas introdução, o WBC é o campeonato mundial de baristas. Ela é organizada pela World Coffee Events, reunindo os campeões nacionais dos eventos promovidos pela Associação de Cafés Especiais – SCA.

O campeonato existe desde o ano 2000 e acontece em diferentes sedes todos os anos. Anualmente, novos campeões são alçados às diferentes categorias que veremos a seguir.

Como funciona a competição?

A competição é feita em três rodadas, que chegam à final com 6 baristas de melhor desempenho ao longo da competição. Cada “prova” consiste em uma apresentação de 15 minutos, nas quais deve-se servir, para cada um dos quatro juízes, um espresso, uma bebida e uma criação própria do barista, que deve ser um coquetel não alcoólico com base de espresso.

É uma escolha do barista realizar ou não a mesma apresentação em cada uma das etapas, não havendo nenhum tipo de penalidade caso isso ocorra. Os baristas também podem interagir e explicar o que estão fazendo ao longo do processo.

Quem é o atual campeão?

O World Barista Championship tem um predomínio de vitoriosos de países europeu. Apenas em 2011, 2012 e 2021 baristas latino-americanos venceram a competição, a despeito do enorme destaque do continente na produção dos melhores cafés do mundo.

Atualmente, Diego Campo, da Colômbia, carrega o título de campeão mundial.

Até o momento, não há competidores ou competidoras brasileiras que tenham vencido o World Barista Championship.

Quais pontos observar para levar ao dia a dia?

Para quem é apaixonado por café, algo muito interessante de se observar sobre o World Barista Championship é a paixão por executar excelência e entregar essa qualidade para alguém. 

Ao longo dos anos, a maneira de fazer isso evoluiu: observou-se um maior nível de interação entre baristas e juízes, indicando a aceitação da ideia de que boa parte da experiência é ser levado a entender os processos e escolhas de quem prepara a xícara.

Esses aprendizados podem ser facilmente aplicados em cafeterias. É cada vez mais comum observarmos experiências imersivas, que levam o consumidor a saber a origem do grão e os cuidados no preparo!

E você, já assistiu alguma rotina de apresentação do WBC? Siga essa dica e pesquise por elas: a própria WBC publica rotinas em seus canais digitais!

Recommended Posts