fbpx Skip to content

Harmonização de alimentos com cafés

Harmonização de alimentos com café

O café é tão forte na cultura brasileira que é quase impossível você ir a uma reunião familiar ou de negócios sem ouvir o “você aceita um cafezinho”. Tanto que é sinônimo de encontro, pois nada mais comum que chamar uma pessoa para “ir tomar um café”. Essa paixão nacional de fato promove interação entre as pessoas, sendo muitas vezes esse horário como o único momento do dia que as pessoas têm para conversar e descontrair.

Hoje em dia, mesmo com um grau de exigência cada vez mais presente entre os consumidores, a sensação familiar das combinações mais simples de nossos avós ainda resistem ao tempo.
Para que a harmonização de alimentos com café seja bem-sucedida é preciso que nenhum estimulo sensorial se sobreponha a outro. Mesmo quando os sabores e perfumes são semelhantes é preciso haver também um jogo de contrastes com a natureza ácida do café. A Baristo Café selecionou 5 lanches de cafeterias que vão muito bem com o tradicional cafezinho.

1 – Café com pão de queijo
Essa combinação nasceu e atravessou gerações de Minas Gerais e hoje conquistou o Brasil inteiro. Verdadeira paixão nacional, não há nada mais gostoso que comer pela manhã ou no lanche da tarde um café com pão de queijo.

2 – Café com barra de chocolate ao leite
Escolha uma marca de chocolate de sua preferência e vai fundo sem medo. Peça seu café. Antes de colocá-lo na boca morda um pedaço de chocolate e segure-o no céu da boca. Na sequência de um golinho de café e misture os dois ingredientes.

3 – Café com queijos
Parece que o que o café e o queijo nasceram um para o outro. Tanto os queijos duros quanto os cremosos proporcionam casamentos incríveis com o tradicional cafezinho. As opções de queijos são muitas, que podem ser, entre outros, o gorgonzola, o creme de ricota e o provolone curado.

4 – Café com sobremesas
A fórmula é muito simples e também muito comum no Brasil. Você primeiro come o doce e depois bebe um café. Segue uma lista sem fim de combinações de sobremesas que entram nessa combinação, que vão desde o bolo de fubá da vovó até as mais elaboradas tortas.

5 – Café com pão australiano e azeite uruguaio
A sugestão é pedir na cafeteria por um azeite com até 0,2% de acidez e colocar uma pitada de sal. Separe os pães em fatias e uma cumbuca com o azeite já temperado. Molhe o pão no azeite e mastigue. Em seguida tome o café e deguste das boas sensações promovidas por esta combinação de sabores.

Harmonização de alimentos com café

Recommended Posts