Como Escolher a Máquina de Café Ideal para a Sua Cafeteria?

Abrir uma cafeteria ou aprimorar o serviço de café no seu estabelecimento são decisões que envolvem muitos detalhes. E, sem dúvida, uma das escolhas mais importantes é: como escolher a máquina de café ideal para a sua cafeteria?

Se você já se perdeu em meio a tantas opções, automáticas, semiautomáticas, profissionais, de cápsulas, e não faz ideia de qual é a melhor para o seu negócio, relaxa! Pode ter certeza que você não está sozinho nessa.

Então, se você quer garantir que cada xícara servida tenha um sabor único e que sua escolha valha o investimento, vem com a gente! Neste guia completo, vamos te mostrar as principais coisas para se observar antes de escolher a máquina de café ideal para a sua cafeteria

O que você deve analisar antes de escolher sua máquina de café?

Se tem uma coisa que pode mudar a reputação da sua cafeteria, é a qualidade do café que você serve. Afinal, ninguém quer tomar uma bebida sem graça ou ruim, né? O café precisa ser bom de verdade, daquele tipo que faz o cliente voltar sempre e, para isso, a escolha da máquina faz toda a diferença!

Então, antes de sair investindo em qualquer equipamento, vamos entender o que analisar para acertar na escolha. 

1. Qual é o estilo da sua cafeteria?

Antes de qualquer coisa, respira e analisa: qual é o estilo do seu negócio? O fluxo de clientes, o tipo de bebida que você pretende servir e até o formato do atendimento são pontos que precisam ser analisados para escolher a máquina certa.

  • Cafeteria de alto volume: Se o seu estabelecimento vive cheio, com fila na porta, você precisa de uma máquina rápida e profissional, com alta capacidade e velocidade na extração. Modelos como a máquina de café Tanya da Orazio possuem botoeira para 4 doses de café, o que pode ajudar na sua produção, sem comprometer a qualidade.
  • Cafeteria conceito slow coffee: Agora, se a proposta do seu negócio é mais artesanal, focada na experiência do cliente e na qualidade da extração, o ideal é uma máquina que oferece controle sobre o processo. Máquinas de café filtrado ou de espresso semiautomáticas fazem mais sentido para criar aquele ritual especial de preparo.

2. O que observar na hora da compra?

Agora que você já entendeu o estilo da sua cafeteria, é hora de falar sobre os detalhes técnicos. Esses pontos fazem toda a diferença no desempenho e na durabilidade do equipamento.

  • Pressão da bomba: A pressão ideal para extrair um espresso perfeito é 9 BARES ou mais. Máquinas com menos pressão podem comprometer a qualidade do café.
  • Boiler (aquecedor de água): Máquinas com dois boilers conseguem vaporizar leite e extrair café ao mesmo tempo, o que agiliza bastante o atendimento.
  • Consumo energético: Algumas máquinas são mais econômicas e sustentáveis. Avalie o gasto elétrico para evitar surpresas na conta de luz.
  • Facilidade de limpeza e manutenção: Quanto mais simples for a higienização da máquina, mais prático será o dia a dia. Equipamentos fáceis de desmontar e limpar evitam acúmulo de resíduos e prolongam a vida útil do equipamento.

3. Escolha fornecedores confiáveis

Na hora de escolher a máquina de café ideal para sua cafeteria, é muito importante focar na qualidade do equipamento e também na confiabilidade do fornecedor. Afinal, de nada adianta ter a melhor máquina do mercado se você não pode contar com suporte rápido, peças de reposição e assistência técnica quando precisar. 

Para te ajudar com isso, separamos alguns pontos que seria bom ficar de olho:

  • Garantia: Imprevistos acontecem, e ter uma garantia pode te salvar em momentos de necessidade. Uma boa garantia é importante para te dar a segurança de que, se algo der errado com a máquina, você não vai ficar no prejuízo. E sim, é possível encontrar fornecedores que oferecem esse tipo de suporte com condições bem vantajosas.
  • Peças de reposição fáceis de encontrar: Nada pior do que uma máquina parada por semanas porque a peça de reposição não está disponível. Verifique com o fornecedor se ele oferece peças de fácil acesso e se tem assistência técnica qualificada..
  • Assistência técnica rápida e eficiente: Imagine que a sua máquina de café quebra no meio de um dia super movimentado e você não tem suporte técnico de qualidade à disposição. Esse tipo de situação pode ser um pesadelo para qualquer dono de cafeteria. Por isso, escolha fornecedores que ofereçam suporte ágil e eficaz, para resolver qualquer problema de forma rápida e sem complicação. A Orazio, por exemplo, sabe a importância disso e tem um time dedicado para oferecer assistência técnica sempre que você precisar.

E agora, qual é a melhor máquina para você?

Escolher a máquina de café certa para o seu negócio não é apenas uma questão de custo. É uma decisão estratégica que vai impactar diretamente a experiência do cliente, a eficiência do atendimento e, claro, a qualidade do café servido. Afinal, o cliente sempre vai voltar se tiver a certeza de que está tomando um café de qualidade, não é mesmo?

Quando você escolhe um fornecedor que entende do assunto e oferece não só equipamentos de primeira, mas também insumos de qualidade e suporte completo, você garante que sua cafeteria esteja sempre em alto nível e se destaque no mercado. A Orazio é especialista em oferecer as melhores máquinas de café, com qualidade premium e um atendimento de excelência.

Além disso, a Orazio também é sua parceira ideal quando o assunto é insumos para sua cafeteria. Com café de alta qualidade, grãos selecionados e preparados com todo o cuidado, você vai ter um produto de altíssimo padrão para oferecer aos seus clientes. Ou seja, não só a máquina, mas toda a experiência do café será incrível!

Então, agora me conta: qual dessas opções de máquina faz mais sentido para o seu negócio? Vamos bater um papo e escolher a ideal para você? Acesse nosso site e escolha uma experiência de café sem igual para a sua cafeteria!